quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O golpe fatal no mundo medieval.

 
Depois que a Europa passou pelas Cruzadas muita coisa aconteceu, entre elas o ponto que marca o início da Idade Moderna que se dar com o fim do Império Bizantino. Um dos pilares para que o feudalismo acaba-se foi o começo dos estados nacionais na Europa, onde os pioneiros desse novo mercado de trabalho são os portugueses e os espanhóis.
  Vários fatores ajudaram para que a expansão marítima desse certo entre elas- como já disse a formação dos estados nacionais. Mas principalmente um ótimo fator foi o desenvolvimento cartográfico, principalmente por parte dos ibéricos que desenvendaram os mistérios do mar e o descobrimento de técnicas para navegação. Outro motivo forte foi à busca por um novo mercado baseado no crescimento da população, que possibilitou uma crescente escassez de alimentos em todos os países da Europa. 
  O país pioneiro foi sem dúvidas Portugal. Sua ótima localização e um ótimo conhecimento de técnicas de navegação ajudaram na expansão desse país. Mas, três fatores ajudaram muito que é a formação de um estado nacional (o primeiro da Europa); a guerra de reconquista (que aconteceu entre cristãos e mulçumanos, que deu a Portugal um maior espaço de território); e a Revolução de Avis, que colocou no poder a família de Bragança assumindo o trono D. João. O primeiro homem a navegar pela coroa portuguesa foi Vasco da Gama, no caminho até as Índias.
  A Espanha foi o segundo país a se lançar ao mar. O motivo da demora espanhola é o fato de a Espanha, na época ser dividida em vários reinos entre eles o de Castela e de Aragão que são os responsáveis pela união monárquica no país. Essa união ocorre através do casamento dos reis católicos, mas o que diferencia a Espanha de Portugal foi à rota utilizada por Cristovão Colombo, que acabou atingindo a América.
  As viagens dos países ibéricos ocasionaram uma onda de vários outros países a se lançarem ao mar. Os motivos são vários entre eles: a Guerra dos 100 anos (entre França e Inglaterra) que ocasionam pequenas guerras civis nos dois países e ao fato de, por exemplo, a Holanda ter sido por muito tempo um anexo da Espanha que só conquista sua independência com a formação do estado nacional espanhol.
  Podemos apontar várias consequencias da expansão marítima dos países europeus entre elas com certeza: houve um maior conhecimento do mundo o que possibilitou um melhor conhecimento geográfico do planeta, assim como possibilitou a ascensão do comércio ocasionando a chamada Revolução Comercial. Essa revolução ajuda a ter um maior contato entre a nobreza e a burguesia, pois o comércio passou a ser uma e se nãotalvez a principal base econômica dos novos estados nacionais.  
  Essas consequências ocasionam mudanças nas estruturas econômicas, políticas e sociais na Europa, entre elas a decadência das cidades italianas que eram as donas de toda a área de comércio no Mediterrâneo, isso ocorre principalmente devido ao fato de que houve uma mudança de rota para alcançar novas mercadorias o que sairia mais rentável ocasionando a mudança de eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico. Isso faz com que uma mão de obra mais barata seja usada, ocasionando a escravidão ou o seu retorno. No plano econômico ocorre o começo do Metalismo (o acúmulo de ouro, onde o país com mais ouro e prata é o mais rico) e o surgimento do capitalismo como a melhor forma de organização e rentabilidade de todo lucro obtido nas viagens, baseado no acúmulo de capital.
 A expansão marítima não foi só uma série de viagens que ocorreram entre as nações europeias, foi também uma mudança social em todo o mundo. A partir de agora o eixo de poder começa a se voltar para Europa conhecido como o eurocentrismo, mas também ocorre uma ascensão da burguesia que possibilita o surgimento de uma classe que depois de alguns séculos irá mudar o mundo. A expansão marítima é considerada o começo da Idade Moderna por causar tantas mudanças no mundo.