sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cruzadas: O fim do feudalismo e ascenção do poder monárquico.


   



 As Cruzadas foram uma série de movimentos liderado pela Igreja Católica e pelos nobres europeus rumo a Jerusalém. Inicialmente o principal motivo seria o religioso, porém por trás dos bastidores o motivo era o econômico e político. Seu desfecho foi importante para o resto do mundo.

 Devido à fragmentação da Igreja Católica em duas a Ortodoxa e Apostólica e por conflitos com o Sacro-Império Romano Germânico devido à restrição do poder do papa, a Igreja sofre por uma crise de aceitação de alguns nobres e de temer a propagação da nova fé católica. Como disse na outra postagem a Igreja temia o povo árabe, devido sua ocupação em terras que para o catolicismo era considerada sagrada, que a região de Jerusalém que foi fechada para os católicos. Devido a boatos de que o Santo-Sepulcro havia sido destruído o papa Urbano II em um discurso pede para o povo europeu tirar Jerusalém dos infiéis e assim conquistar a Terra Santa; veja que esse foi um bom motivo para que a Igreja volta-se a ser dominante na Idade Média.

 Vale lembrar que a Europa passava por uma crise em seus feudos e de população. Nesse período a população europeia era mais que o dobro desde o começo da Idade Média, isso acarretou em uma falta de alimento e de problemas com o solo que não era mais tão fértil devido sue grande uso. Portanto para os nobres uma ida ao Oriente seria uma foram de buscar um novo mercado e de ter seus lucros de novo aumentados.

 Não vem ao caso saber de todas as Cruzadas, mas vale saber as principais:
* 1ª Cruzada: Convocada pelo papa conquistou a Terra Santa;
* 2ª Cruzada: Nessa os Turcos já haviam tomado a Terra Santa em batalha com a França e o Sacro Império;
* 3ª Cruzada: Conhecida como Cruzada dos Reis foi comanda por Ricardo, Coração de Leão (rei da Inglaterra) Felipe Augusto (rei da França) e Frederico, Barba Ruiva (rei do Sacro Império). Nessa empreitada que foi narrada pelo filme terminou com um tratado entre os árabes e os Reis;
* 4ª Cruzada: Financiada por Veneza foi marcada por saques a Constantinopla e pela volta do domínio do Mediterrâneo.

 O que se saber de fato sobre as Cruzadas é sobre o começo das feiras e do comércio. Os comerciantes começaram a se reunir ao redor dos feudos para ter uma melhor segurança, vendiam tecidos e outras coisas. Esses núcleos foram chamados de burgos e deram origem as cidades e a burguesia, mas mesmo assim tinha que pagar imposto aos senhores feudais, o que dura pouco tempo, pois a partir foram criadas ligas para que o comércio fosse mais livre e independente dos senhores feudais. Esse momento da história foi conhecido Renascimento Comercial, e essa troca de produtos que geram lucro e consequetemente um acúmulo de dinheiro é conhecido como capitalismo comercial.

 Para piorar ainda mais a situação a Europa enfrentava a Peste Negra que devastou cerca de 1/3 da sua população e para piorar a fome causada pela falta de alimentos causou mais mortes ainda. Vale lembrar que a população europeia não tinha nenhum saneamento básico ou medicinal, onde a população não sabia de nada que acontecia dentro do sue reino e muito do que acontecia fora.

 Resumindo, as Cruzadas embora tenha essa cara de ser uma empreitada religiosa no fim foi importante para que o Feudalismo acabasse e, que o Capitalismo junto com o comércio surgisse uma nova classe social que seria a burguesia. O fim definitivo do feudalismo na Europa se da com a formação dos estados nacionais, onde os reis e monarquias assumissem o poder de comandar seus reinos, com isso a Igreja acaba sofrendo um grande golpe e acaba também como derrotada, pois seu poder perante os reis agora já não é mais tão grande e hegemônico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário