quinta-feira, 19 de maio de 2011

Curiosidades da História. Tema: Fé e Religião.

Desde o começo de sua existência o homem tenta se render aos Deuses ou Deus para poder justificar seus atos, sejam eles falhos ou simplesmente bons. Ao longo de nossa história o homem descobriu que o seu limite às vezes vem do céu, pensa que um erro pode ser o fim de uma vida digna ou que um acerto seja uma benção do céu. Você pode está se perguntando, o que isso tem haver com história? O que a fé tem em comum com essa matéria odiada por muitos e amada por loucos?

Na antiguidade os homens simplesmente amavam os astros, os céus e os animais, que qualquer erro ou desgraça se apegavam a eles; ofereciam seus corpos, suas colheitas em nome desses Deuses para poderem ter uma vida que os agradem. Porém foi preciso um profeta, um homem para que tudo isso se caia para que todo o paganismo e orgia de atos de sacrifício se reduzi-se apenas a história, um homem que fez o politeísmo ser apenas nada esse homem: Jesus. Não me convém aqui falar de sua história e sim o que ele pregou para que o mais poderoso Império do mundo se rende-se. Quando o imperador Teodósio se converte ao cristianismo ele coloca de fato a religião como algo importante, mas o cristianismo recebeu também um golpe que foi sua fragmentação em duas, a Ortodoxa no Oriente e a Apostólica no Ocidente esse fato conhecido como cisma do Oriente, mas com o fim do Império do Ocidente a Igreja sai como a grande vencedora, pois foi um dos pilares e conseguiu se infiltrar na cultura dos povos bárbaros.

Na Idade Média a Igreja usou a fé para dizer que o homem não podia pecar para não morrer , quando essa instituição começa a explorar o homem e suas vontades, a fé não é mais usada como um instrumento para chegar a Deus, pelo contrário a fé se torna um meio de controle do povo e dos governantes. O auge desse poder se dá com as Cruzadas, esse momento é quando a Igreja mostra todo a sua influência, quando coloca os Reis das maiores potências da época para enfrentarem os árabes, mostra que poderia fazer da Europa seu quintal de influência, porém uma civilização a ameaçava e era a árabe.
Com o fim das Cruzadas a Igreja acaba se dando mal, pois aparece o comércio e o capitalismo, que são bem recebidos pelos Reis da Europa que começam a enxergar a Igreja como algo ruim. Mas o golpe fatal se dar com o surgimento da Reforma e do Absolutismo. Hoje em dia a Igreja Católica não interfere mais no estado, que fique claro que não tenho nada contra o Cristianismo e sim como a Igreja o utilizou na Idade Média e Moderna. Para entender qualquer fato desse período é OBRIGATÓRIO saber, que o homem era um objeto manipulável pela Igreja que teve seu domínio ameaçado pelo: comércio que trouxe o capitalismo e principalmente pelo Renascimento, a Reforma e as ideias do Iluminismo, que trouxeram o pensamento aberto e individual. Mas até hoje os católicos rezam e apelam por Deus, pois uma doutrina não pode ser manchada por erros históricos.

Mas são duas religiões que mais se destacam hoje em dia. Como estudamos na postagem do império árabe vimos que a religião islâmica se dividiu em sunitas e xiitas, hoje esse povo sofre com esses problemas. Exemplo disso é o Irã, esse país talvez hoje seja o mais fundamentalista e louco do mundo árabe, hoje não vem ao caso falar do Irã, pois eu farei uma postagem só dele, mas é o melhor país para se falar dos xiitas, que são os grandes seguidores do Corão e respeitam ao extremo; lá a mulher é tratada como um lixo e a imprensa e liberdade não existem. Diferente dos xiitas um país de um apoio mais conecta, tende a um estado um pouco mais livre e de leis mais brandas quanto à religião.

Essa diferença de religião dentro da própia se reflete até hoje exemplo; o Irã é um país totalmente atrasado e de população muito pobre, porém na sua frente atravessando o Golfo Pérsico está um país árabe "sunita" que tem um PIB alto para um país árabe e de população que acredita em um futuro melhor e próspero, estou falando dos Emirados Árabes Unidos, um dos países que mais crescem no mundo. Mas não é só esse problema social e religioso que marca o povo mulçumano e sim o terrorismo, que é uma parte mais fundamentalista do Corão e, portanto de origem xiita. Hoje digo que para fazer uma prova de Geografia é OBRIGATÓRIO saber sobre o terrorismo, também haverá uma postagem sobre o terrorismo, mas para agora saiba que, por exemplo, o Hamas é como um partido político para os palestinos sendo assim um meio de proteção contra Israel, mas, por exemplo, a Al Qaeda é motivo de medo para afegãos e palestinos, existem várias organizações terroristas pelo mundo árabe, mas entenda que todas seguem o mesmo padrão usar a fé como justificativa para os seus atos, usa a jiihad -guerra santa - para justificar um atentado, mas é um termo falho, pois esse termo só e pode ser aplicado no passado e não agora. Mas hoje posso falar que existe uma luz no fim do túnel que pode e deve ser interpretado como um sinal de esperança. Estou falando da Primavera Árabe (aguardem postagem sobre esse assunto).

Para acabar esse assunto só os judeus. Povo marcado pela falta de território e perseguido ao longo da história, tem o seu auge quando começa o nazismo. Nesse período houve grande perseguição dos mesmos que causa até hoje uma ferida que nunca irá cicatrisar-se devido ao holocausto, mas, o que marca até hoje esse povo é o estado de Israel. Odiado por muitos e amado pelos EUA hoje é responsável por um uso excessível da força contra os palestinos, para muito esse é o segundo holocausto da história, pois milhares e milhares de palestinos são mortos por quererem um lugar para chamar de seu.
Atualmente Israel é conhecido como os Estados Unidos do Oriente devido sua influência militar e tecnológica sobre os países árabes e seu xenofobismo quanto a povos e culturas diferente, de novo essa opinião não é quanto ao judaísmo e sim ao estado israelense e seu povo que não honra de nenhuma maneira o sofrimento e perseguição de seus ancestrais.

Como disse no começo, a religião hoje não é mais um alvo que muitos buscam, hoje para muitos a igreja é um shopping, o dinheiro são os santos e a fé um artigo que poucos conseguem alcançar. Infelizmente hoje árabes tentam se reerguer de problemas que surgiram desde o começo de sua existência; os judeus se isolam em mundo onde sua fé para eles é a única digna do mundo e os cristãos só enxergam a ganância e poder e esquecem da fé e de Deus, renegando a Igreja a nada, veja que houve uma inversão do poder a Igreja é a oprimida e o homem o opressor de si mesmo. Não sou católico, árabe ou judeu sou apenas alguém que quer o mundo justo e de pessoas dignas de seus ancestrais na história, e espero entenda que a fé está e esteve em campos de guerra, tratados intercontinentais, ou seja, ao longo de nossa grande e interminável história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário