terça-feira, 17 de maio de 2011

O Poder dos Árabes.



O Império Árabe

A civilização que mais preocupava os Reis da Europa e a Igreja era a sarracena ou árabes. Assim como os europeus os árabes tinham uma religião monoteísta, onde sua figura maior era Maomé e controlavam todo o Mediterrâneo.
Os árabes nem sempre em sua história foram unidos, no começo arcaico de sua existência existiam vários povos. Cada tribo tinha um ídolo e assim a cada ano iam até Meca para colocar na Caaba, uma espécie de caixa de pedra de cinco metros de altura coberta com um véu negro, onde cada tribo colocava seu ídolo, também lá dentro existia um meteorito que segundo os mesmos era sagrado.Vale lembrar que os árabes eram chamados de beduínos, pois não existia cidades, ou seja eram nômades e viviam em caravanas.
Porém, em 570 nasce um garoto que iria mudar toda a história esse menino era: Maomé . Aos 25 anos casa-se com uma jovem rica que lhe dá o privilégio de não fazer muita coisa, o que lhe resta viajar pelo Oriente e nessas viagens teve contato com judeus e católicos que foram base para um feito que o mesmo faria, mais qual?
Por volta dos 30 anos Maomé começa a ter visões com o anjo Gabriel, que fala de um Deus única chamado Alá, a partir de então começa a prega essa nova filosofia para sua tribo. Mas o parte da história mais famosa de Maomé é quando entra na Caaba e destroi todos os ídolos, a partir desse fato Maomé começa a sofrer ameaças e tem que fugir de Meca para Medina, essa fuga é conhecida como Hégira e marca o inicio do calendário árabe.
Chegando em Medina Maomé ganha força política e religiosa e começa a jihad - guerra para acabar com a fé antiga e pregar a nova religião e conquistar Meca. Após sua morte Maomé deixa todas as tribos unidas e dá inicio ao Império Árabe.
Não precisa saber muitos detalhes sobre os árabes, pois não é o assunto mais importante para esse período, mas deixo alguns pontos indicados:
* Quem controlava o Império eram os califas que tinham o poder religioso, administrativo e político:
* Tiveram um política de expansão muito boa atingindo a Pérsia, a Turquia, a península balcânica e o o norte da África;
* A mobilidade social era muito pequena onde Alá era a figura mais importante, tendo o homem mais privilégios que a mulher;

* A economia era na base de troca e de comércio bem simples por terra e pelo mar;
* Controlavam o Mediterrâneo;
Mas todo esse crescimento é barrado pelos conflitos políticos que existiam entre os califas. Essas brigas geraram a fragmentação da religião que se dividiu em duas:
* Xiitas, que pregam que a religião deve interferir no Estado e o Corão é o livro máximo acima da constituição, um governo teocrático;
* Sunitas, que pregam o Suna- livro com os pensamentos de Maomé e acreditavam na livre escolha de seus governantes pelos crentes.
O fim do Império ocorre quando os Turcos-Otomanos dominam os mesmo acabando com o Império Árabe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário