terça-feira, 17 de maio de 2011

Inquisição: O Poder excessivo da Igreja Católica.



A Inquisição

Como falei na postagem anterior, a Igreja foi a mais beneficiada com o fim do Império Romano do Ocidente devido ao fato de a mesma ter sido um dos pilares de sua fragmentação. No período da Idade Média a cultura e meios de educação eram todos controlados pela Igreja, um exemplo é que os maiores expoentes da filosofia nessa época são de origem religiosa, como Santo Agostino e São Tomás de Aquino.
Mas o que vem ao caso é como nesse período a Igreja conseguiu fazer com que a população, acreditas-se que suas palavras fossem mais fortes que a razão. Quando falamos dessa época temos que lembrar que a religião era a coisa mais importante para a o homem, ou seja, suas vontades eram quase insignificantes pois primeiro vinha Deus, depois o rei, em seguida o senhor feudal e por último ele mesmo.
Vale lembrar que mais de 95% da população europeia era analfabeta e não tinha nenhum conhecimento sem ser o agrário ou o religioso, por isso ficou mais claro a Igreja usar trechos bíblicos para poderem ser usados, quando por ventura ocorre-se um motim e o meio usado foi a Inquisição.
A Inquisição existiu de duas formas na Idade Média e na Inquisição Moderna, a primeira foi um pouco mais branda pois não existiu nenhuma corrente cultura, já a segunda teve como plano de fundo o Renascimento e Reforma, o que já para perceber que foi mais enérgica e com mais violência.
Tudo começou quando o papa percebeu que alguns fieis não estavam seguindo mais os dogmas da Igreja, essas pessoas segundo o papa estavam se relacionando com seitas religiosas, que de fato existiam. A partir daí a Igreja fez vários visitas aos feudos, onde os moradores eram entrevistados e tinham que se confessar, logo aquele que não fazia isso já era considerado culpado.
Caso alguém fosse culpado, haveria primeiro o julgamento dessa pessoa( que não ditava em nada ), segundo era feita a tortura para que o cidadão confessa-se e se arrepender de seus pecados e em terceiro era feia a sentença onde o mesmo morreria.
Veja imagens desse período.



Nenhum comentário:

Postar um comentário